Poliamida é um tecido nobre produzido industrialmente a partir de técnicas especiais e tecnologia avançada, que passou a ser um dos queridinhos da indústria têxtil e dos consumidores.
Como fibra têxtil, ela foi sintetizada na década de 1930 pelo químico Hume Wallace Carothers sendo muito utilizada inicialmente na produção de escovas dentais, meia-calças e paraquedas.
Apesar de ser um tecido produzido industrialmente, a poliamida é muito parecida com o algodão, por isso é considerada a fibra mais nobre na categoria das sintéticas.
Versátil, facilmente modelável, de toque sedoso, macio e elástico, o tecido é um dos mais usados pela indústria têxtil e um dos preferidos do consumidor.
Continue a leitura e conheça as principais aplicações da poliamida.
Por que a poliamida é uma das melhores opções de tecido do mercado?
Tratando-se de fibra sintética têxtil, a poliamida é a nobreza no mercado e no vestuário.
Ela reúne um conjunto de características que fazem com que o tecido esteja entre os mais usados pela indústria e os preferidos do consumidor.
Quem usa pela primeira vez aprova a experiência, isso por conta do toque sedoso, macio e refrescante que ela possui.
Da mesma forma que quando combinada com lycra, a poliamida oferece perfeita modelagem ao corpo.
Entre as características mais marcantes do tecido, destacamos:
- qualidade superior, comparado com outros tecidos sintéticos,
- alta durabilidade,
- maior resistência,
- toque semelhante ao do algodão,
- o tecido não cria bolinhas e nem desbota,
- sua textura garante sensação de frescor ao corpo,
- oferece excelente capacidade de absorção de suor mantendo a pele seca,
- possui excelente elasticidade,
- tem ótimo caimento,
- é de fácil lavagem,
- a secagem é rápida,
- não amassa e não necessita passar.
As principais aplicações da poliamida
Pela sua excelente maleabilidade, a poliamida se tornou um material versátil, sendo utilizada na confecção de várias peças e ditando moda em alguns setores.
O tecido é um dos mais usados, por exemplo, para confeccionar camisetas para atividades físicas, principalmente as externas, como caminhadas, pedaladas e jogos.
Geralmente, as peças têm proteção UV e garantem total liberdade e leveza aos movimentos.
Além das camisetas, a poliamida também é aplicada na:
Moda fitness
Praticamente impossível pensar na moda fitness sem a poliamida.
Combinada com lycra, ela é ideal para produzir tops, shorts, bermudas e calças legging para uso em academias ou atividades ao ar livre, pensando no uso durante todo o ano.
Moda praia
A poliamida é a fibra sintética que possui a menor taxa de retenção de areia, por isso é um dos tecidos preferidos dos usuários quando o assunto é moda praia.
Para a indústria, é um dos materiais mais usados na fabricação de biquínis e sungas, tanto para moda adulta quanto infantil.
Outra vantagem do uso da poliamida na moda praia é que o tecido seca rapidamente, evitando que a pessoa fique muito tempo com as regiões íntimas molhadas após o banho de mar ou piscina, evitando a proliferação de fungos.
Moda íntima
Por secar rapidamente e ser altamente durável, ajustável e confortável, a poliamida também é a fibra sintética mais indicada para a confecção de roupas íntimas masculinas e femininas.
Além do conforto, o tecido garante maior proteção à saúde íntima e também oferece alta durabilidade, principalmente em peças que são usadas e lavadas com maior frequência e exige um material resistente.
Entre em contato conosco por WhatsApp, no botão à esquerda, para conhecer nossa grande disponibilidade de estampas de poliamida digital a pronta entrega. Conte com a Théia Tecidos para confeccionar suas peças e encantar o seu cliente.