1. Home
  2. /
  3. Blog
  4. /
  5. Diferença entre poliamida e...

Diferença entre poliamida e poliéster: qual é a melhor?

Quando falamos em fibras sintéticas, é muito comum que as pessoas se perguntem qual é a diferença entre poliamida e poliéster.

Essas duas opções têm aplicações semelhantes, podendo ser utilizadas na moda fitness, por exemplo, mas apresentam algumas características distintas.

Por isso, na hora de escolher o tecido ideal para a produção de qualquer peça, vale a pena conhecer essas duas alternativas e avaliar qual delas é a mais vantajosa.

Se você ainda não sabe qual a diferença entre poliamida e poliéster, confira as características que as distinguem!

Qual a diferença entre poliamida e poliéster? 

Tanto a poliamida quanto o poliéster foram criados no século XX, tornando-se alternativas bastante vantajosas para a produção de roupas.

As fibras sintéticas, em geral, trouxeram consigo aspectos como mais durabilidade, elasticidade e até mesmo cores mais vibrantes.

Para entender melhor a diferença entre poliamida e poliéster, confira as características de cada um deles:

Poliamida

A poliamida foi desenvolvida na década de 1930, pelo químico Wallace Hume Carothers, que conseguiu criar uma fibra sintética com muita elasticidade e maciez.

Por ser bastante suave no contato com a pele, o conforto oferecido por essa opção é muito semelhante ao próprio algodão e seu toque sedoso faz com que seja um ótimo material para a produção de lingeries e roupas de banho.

O conforto das peças fabricadas nessa fibra sintética também é garantido pela sua capacidade de rápida absorção do suor, permitindo a transpiração do corpo, o que a torna excelente para a fabricação de roupas fitness.

Todos esses elementos fazem com que os tecidos fabricados a partir da poliamida tenham alta qualidade e diversas aplicações.

Poliéster

Já o poliéster foi criado uma década depois, por volta de 1940, pelos químicos John Rex Whinfield e James Tennant Dickson.

Uma diferença entre poliamida e poliéster que fica bastante aparente em um primeiro contato é que o último consiste em uma fibra mais grossa e menos elástica.

Esse é um elemento que confere mais durabilidade e resistência aos tecidos, fazendo com que sejam uma ótima opção para as roupas esportivas.

Além disso, essa fibra também é caracterizada pelo fato de que as roupas não costumam amassar, o que pode ser uma vantagem para quem costuma viajar bastante e levar as peças na mala.

Por fim, vale a pena lembrar que o poliéster costuma apresentar um custo mais baixo, podendo ser mais lucrativo para a produção.

Qual é a melhor opção? 

A verdade é que, apesar de existir uma diferença entre poliamida e poliéster, não há uma opção que seja melhor do que a outra.

Afinal, ambas apresentam vantagens importantes para o uso, como alta resistência e secagem rápida.

Por isso, o mais importante é conhecer as características de cada uma dessas fibras sintéticas, para que então seja possível analisar qual delas é mais vantajosa em diferentes contextos.

Em alguns casos, por exemplo, a elasticidade da poliamida pode ser mais benéfica do que a durabilidade do poliéster, mas é preciso avaliar cada cenário para encontrar a melhor opção.

Por isso, é fundamental encontrar uma fornecedora que conte com uma ampla variedade de alternativas e que ofereça tecidos de alta qualidade para a sua produção.

Isso é o que a Théia Tecidos oferece a você! Trabalhamos com diversas alternativas de materiais em fibras sintéticas, para atender à sua necessidade. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas opções de tecidos!